terça-feira, 27 de outubro de 2009

SINTRA/ QUELUZ- PATRIMÓNIO DEMOLIDO

Esta semana, os actuais proprietários demoliram a casa de Stuart Carvalhais na Rua Conde de Almeida Araújo (rua da Junta de Freguesia de Queluz.)
Tratava-se de património histórico da cidade. Se Queluz fosse concelho era imóvel de interesse municipal, mas sob a alçada da Câmara Municipal de Sintra, a Câmara quando o imóvel esteve em hasta pública absteve-se de o adquirir.
Apesar de na memória colectiva a casa de Stuart Carvalhais ainda permanecer no local, hoje trata-se de um espaço vazio da Rua Conde de Almeida Araújo. Amanhã poderá ser um novo prédio a descaracterizar o centro histórico da cidade.
Aquando das obras de demolição da casa Stuart de Carvalhais não constava qualquer placa de informação da obra/alvará. Desconhece-se se a demolição terá sido autorizada pela Câmara Municipal de Sintra, que projecto existem para aqueles metros quadrados e se foram salvaguardados os azulejos.
Quem foi Stuart Carvalhais (ver biografia e fotos aqui)?
Stuart Carvalhais (1887-1961) foi o introdutor da banda desenhada em Portugal.
Exerceu muitas actividades desde pintura, desenho, ilustração de capas de livros e cartazes, até fotografia, cinema, decoração, cenografia mas foram as suas caricaturas que o tornaram mais conhecido. Em 1949, foi-lhe atribuído o Prémio Domingos Sequeira
Foi também um cronista perspicaz e de sátira aos poderosos. No suplemento humorístico de “O Século” com as célebres “Aventuras do Quim e do Manecas”, faz um retrato crítico da burguesia.
São evidentes a sua criatividade ao usar os mais diversos materiais tais como papel de embrulho, cartão e fósforos queimados com que mostra em traços rápidos as tristezas e misérias dos vários tipos populares.
Ele foi apontado como um pilar do modernismo em Portugal e também “dos mais simples, dos mais ingénuos, dos mais belos da história portuguesa contemporânea do traço e da cor”.
Stuart Carvalhais viveu parte da sua vida em Queluz tendo o seu nome perpetuado numa Escola Secundária desta cidade na freguesia de Massamá.
Podemos ver um painel da sua autoria com cerca de 3×9m na empena do edifício do antigo Parque Infantil no Jardim Conde de Almeida Araújo em Queluz, a alguns metros da sua casa agora em semi-ruína.
O prédio onde Stuart viveu, no outro extremo do Jardim.
Um grande mural de azulejos com reprodução de alguns dos seus desenhos é patente nas proximidades do Aqueduto do lado oposto da rotunda da Av. Eng. Duarte Pacheco em Queluz.

Sem comentários:

Enviar um comentário